quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Vasco 6 x 1 Comercial - MS

Marcel Vasco (Foto: Agência Estado)

Gostei muito do jogo de hoje contra o Comercial-MS.

Foi uma excelente estréia do time na Copa do Brasil.

O time jogou muito bem,  mostrando um bom repertório de jogadas, algumas apresentando bons resultados como a jogada de linha de fundo do Ramon cruzando para o Marcel cabecear.

Foi a maior goleada do Vasco na história da Copa do Brasil em um adversário fora de casa. O último grande resultado fora de casa do Vasco na Copa do Brasil  foi uma vitória sobre o Flamengo do Piauí em 30/03/95 ( 4 x 1).

Gostei muito do Felipe Bastos, do Marcel, do Jéfferson e do Felipe "Retiro dos artistas" ( Até que enfim!!!!).

Foi a melhor partida do Felipe na sua volta ao Vasco. Se ele jogar assim até o final do ano, o Vasco vai ser campeão em algum dos 4 campeonatos que disputará em 2011. Não tenho a  menor dúvida

Fiquei feliz também ao ver que Eder Luis e Ramon estão voltando a boa forma física.

Achei apenas que o Fágner ainda ficou devendo, e o Romulo é muito fraco na marcação.

Espero que o Jumar volte ao time, pois pra mim ele é o melhor marcador do elenco do Vasco.

Agora faltam apenas 10 jogos para o título inédito e nossa volta triunfal a Taça Libertadores em 2012.

Ricardo Gomes com uma boa conversa e pouca invenção consertou o time do Vasco em apenas 3 semanas de treinamento, e se Diego Souza e Alecsandro realmente vierem para o Vasco, 2011 poderá ser um ano inesquecível para o time da Colina.




terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Copa do Brasil 2011



Amanhã começa a Copa do Brasil para o Vasco.

São 12 jogos para o título que levará o Vasco de volta a Taça Libertadores da América após 11 anos de ausência.

Um título inédito tão aguardado na nossa sala de troféus.

Das 20 participações do Vasco na Copa do Brasil o clube foi eliminado nas seguintes fases:

2ª fase - 2 vezes
Oitavas - 8 vezes
Quartas - 3 vezes
Semi-final - 6 vezes
Final - 1 vez

Ou seja 50% das participações o Vasco foi eliminado até as oitavas.

O time que mais eliminou o Vasco da Copa do Brasil foi o Cruzeiro : 4 vezes ( 1993,1996,1998 e 2003).

Essa Copa do Brasil está bem mais fácil que dos outros anos, pois dos 12 grandes clubes do Brasil , apenas 6 vão jogar o campeonato.

Teoricamente o caminho do Vasco até o título será bem fácil : Comercial-MS, e depois provavelmente o ABC-RN,  o Náutico-PE e o Atlético-PR.

Depois o Vasco só encontrará um adversário de tradição na semi final : ou contra o Botafogo ou contra o São Paulo.

E depois pegaria o Palmeiras, Atlético-MG ou Flamengo na final da Copa do Brasil em Junho.

Vamos torcer para que o Vasco possa voltar a Libertadores em 2012.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Chaparro


O Vasco essa semana contratou o meia argentino Leandro Chaparro.

Achei uma aposta bem interessante, pois o meia participou de todas as seleções de base da argentina : sub-15, sub-17 e sub-20. Só essa informação já mostra que ele tem qualidade.

Além disso vem do San Lorenzo, clube tradicional argentino, tem 20 anos de idade e a mais nova aposta do grupo Traffic.

Pelas informações dele na internet, dizem que ele joga muito e se espelha em nada mais nada menos que o meia Frank Lampard.

Pode jogar de segundo homem de meio de campo, desarmando e fazendo jogadas pela meia-direita.

Espero que ele se adapte ao futebol brasileiro e brilhe com intensidade, e claro não seja afetado pela maresia e o sereno do Rio que costumeiramente fazem muito mal aos jogadores dos times cariocas.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Ronaldo Fenômeno


Após o anúncio da aposentadoria do Ronaldo, a imprensa imediatamente mudou de opinião.

Semana passada a imprensa baixou o malho no Ronaldo, dizendo que era uma vergonha ele estar acima do peso, fora de forma, e que ele não era exemplo pra ninguém, que a culpa da eliminação do Corínthians era dele, etc

Agora que falou que vai parar de jogar, a imprensa só joga confete, diz que ele é gênio, fenômeno, lenda do futebol mundial, etc.

Eu se fosse o Ronaldo, não falaria com boa parte da crônica esportiva, que na sua grande maioria é formada por jornalistas recalcados, que no fundo no fundo morrem de inveja dos jogadores de futebol bem sucedidos.

Eu sou fã do Ronaldo por um simples motivo : Ele ganhou duas Copas do Mundo.

Ganhar uma já é difícil, duas então é para pouquíssimos jogadores.

Se ele não tivesse tido aquele tremelique na final de 1998, ele  poderia ser o único atleta a se igualar ao Pelé, ganhando 3 Copas do Mundo.

Quem ganha uma Copa do Mundo para o Brasil merece a eterna gratidão do povo brasileiro, o resto é balela.

A geração da Copa do Mundo de 1982 de Zico, Falcão, Sócrates, Junior e Leandro, foi o melhor time de futebol que vi na vida.

Era maravilhoso ver aquele time jogar, mas infelizmente não ganhou nada, nem Copa América.

Por isso acho que temos que valorizar e muito a quem chega lá, a quem conquista uma Copa do Mundo, pois não é pra qualquer um.


Geração Sub-20


No sábado vi a final do Campeonato Sulamericano de Futebol  Sub-20, e fiquei bem impressionado com alguns jogadores da seleção.

Tirando o Neymar, que já é uma realidade, acho que seria uma boa o Mano Menezes testar 3 jogadores na seleção principal : Lucas, Fernando e Casemiro.

Nessas posições o Brasil está muito carente, e os jogadores já testados pelo Mano não corresponderam.

Assim acho que seria uma boa testar os três no meio-campo, pois eles jogaram um partidaço contra o Uruguai.

Vendo a transmissão pela Globo, fiquei atônito com os comentários do Júnior e do Wright, que condenaram o Neymar por dar balãozinho e lambreta em cima dos uruguaios, afirmando que era uma jogada perigosa que provocava os adversários, que era humilhação , blá, blá, blá , etc

Eu acho que se está na regra do jogo e se o jogador tiver habilidade, tem mais é que partir pra cima mesmo, driblar e provocar a expulsão do outro, e cabe ao juiz coibir qualquer tipo de intimidação e violência contra os artistas da bola.

Do jeito que a coisa vai, daqui a pouco quando um jogador der um drible por debaixo das pernas, o juiz vai marcar um tiro indireto por jogada anti-desportiva.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Voltando ao Normal



Após ver a goleada do Vasco sobre o América, começo a acreditar que o Vasco voltará aos seus dias de glória.

O técnico Ricardo Gomes acertou o time, e o Vasco vem jogando com alegria, algo raro na colina nos últimos anos.

Os jogadores estão sorrindo, partindo pra cima, e se abraçando nas comemorações dos gols.

Parece besteira, mas há muito tempo não via essa cena no Vasco.

A Fla-Press desdenha do feito do Vasco de ter goleado o América por 9 x 0, mas ao estudar os resultados, o Vasco conseguiu 3 feitos :

1) Foi a maior goleada da história sobre o América em 88 anos de história do confronto. ( A maior goleada era Vasco 8 x2 América no dia 14/08/1949)

2) A última vez que o Vasco conseguiu golear com 9 ou mais gols de diferença em um jogo oficial,  foi sobre o Tuna Luso no campeonato Brasileiro de 1984 , no dia 19/02/1984.

Neste dia o Vasco disparou uma goleada de 9 x 0 sobre o Tuna Luso, com 4 gols de Artuzinho, 3 de Marcelo , um de Geovani e outro de Airton, ou seja igualou uma marca de 27 anos atrás.
( fonte: futpedia - globo.com)

3) Em campeonatos carioca foi o melhor resultado do Vasco desde o dia 03/07/1949, quando o Vasco ganhou do São Cristovão no campeonato carioca de 1949 (faz tempo hein!!!), com 4 gols de Maneca, 3 de Ademir, 2 de Heleno de Freitas, um de Ipojucã e um de Nestor.
( fonte : sovascodagama.blogspot.com)

Ou seja foi o melhor placar do Vasco em Campeonatos Carioca nos últimos 62 anos!!!

O que mais me deixou satisfeito, foi o fato que o Vasco criou diversas jogadas: jogadas em velocidade, jogadas pelas laterais, passes pelo meio, que ameaçaram a todo momento o time do América.

O time vem crescendo de produção, entrando em forma e jogando com vontade.

Acredito que se ninguém se machucar, o Vasco irá para a decisão do estadual em Maio.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Clássico da Paz - Vasco X América

             
Aproveitando o jogo de amanhã, resolvi dar uma de Luiz Mendes.

Resolvi pesquisar sobre a origem do nome "clássico da paz" - Vasco x América

Esse nome foi dado a este confronto porque foi o primeiro clássico disputado após a pacificação das 2 ligas até então existentes no Rio de Janeiro, por divergências políticas entre os clubes cariocas.

Tal pacificação se deu por iniciativa dos então Presidentes do Vasco, Pedro Pereira Novaes e do América Pedro Magalhães Correia, também conhecidos como "Os Pacificadores".

Com a vitória do Vasco, por 3 a 2 em 31 de Julho de 1937 no Estádio de São Januário um público de cerca de 25.000 pessoas.   ( fonte wikipédia).

Vasco e América já se enfrentaram 257 jogos, com 147 vitórias do Vasco, 54 empates e 56 derrotas, com 472 gols do Vasco e 285 gols do América. ( fonte : Vaskipédia)

O último confronto entre os dois times foi no dia 20/01/2010, no Engenhão : 2 x1 para o Vasco , com gols de Carlos Alberto e Nilton e Fágner contra marcando para o América

Veja o link do jogo abaixo do globo.com :


Como todo bom carioca tenho muito carinho pelo América, que é o segundo time do coração de todo carioca que gosta de futebol.

Além disso Vasco e América tem uma relação muito estreita, pois muitos torcedores do América migraram para a torcida do Vasco.

Um dos motivos da torcida do América ter diminuído muito foi o fato do futebol profissional do Vasco ter surgido em 1923.

Desde então a torcida do América vem minguando cada vez mais, empobrecendo o cenário futebolístico carioca, que já teve no passado 6 times grandes e competitivos.

O jogo de amanhã não vai valer nada, apenas servirá de laboratório para o novo técnico Ricardo Gomes para a montagem desse novo time.

Após esse jogo, o Vasco terá 10 dias para se preparar para a estréia contra o Comercial de Mato Grosso do Sul pela Copa do Brasil.

E depois da estréia na Copa do Brasil, o time terá mais 10 dias para se preparar na estréia da Taça Rio contra o Macaé, ou seja tempo de preparação não vai faltar.









quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Brasil 0 x 1 França



Ontem perdi meu tempo vendo o jogo Brasil x França.

Fiquei muito preocupado com o que vi...

Meu Deus do céu!! Que time mal armado!!!

Pra começar o Hernanes fez uma cagada sem tamanho.

O mais engraçado é que teve comentarista dizendo que não era pra cartão vermelho. Como não ???

Ele abriu a caixa de ferramentas e deu um chute a la Steven Seagal no Benzema.

Depois desse lance, o Brasil degringolou...não jogou mais nada...

Não entendi nada do Mano Menezes...estava perdendo o jogo de  1 x 0, e ao invés de colocar o time pra frente, aos 24 minutos do segundo tempo coloca no lugar do Robinho o...Sandro!!!!

Ou seja ficou com um meio campo formado por : Sandro, Elias e Lucas. Quem vai criar desses 3???

Só no final do jogo, faltando 5 minutos pra acabar, ele coloca dois atacantes. Pra fazer o que? Em cinco minutos não dá pra fazer quase nada.

Pra mim alguns jogadores não podem vestir mais a camisa da seleção brasileira : Renato Augusto, Lucas, Elias, Pato e principalmente David luiz não servem pra seleção.

O David Luiz tomou um baile ontem do Benzema..estava mais perdido que calcinha em lua de mel.

Ele não é jogador de nível de seleção brasileira.

Pra mim seleção brasileira tem que convocar jogadores que jogam por aqui, pois eles estão mais motivados que o pessoal que joga lá fora.

Ontem o jogo foi ridículo, parecia um bando de milionários entediados por jogar bola...

Se não estão a fim de jogar, peçam para não ir. Melhor do que dar um vexame como o de ontem.

Se o Mano Menezes não mudar, vamos perder outra Copa do Mundo em casa e em pleno Maracanã.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Reforços do Vascão



Ao ler os jornais de hoje, resolvi analisar os possíveis reforços do Vasco para essa temporada.

Leandro - Segundo o site Netvasco, ele já está fechado com o Vasco. Acho ele muito bom jogador : voluntarioso, guerreiro e perfil de vencedor. Dizem que ele xinga e provoca os jogadores adversários dentro de campo, mas eu gosto muito do futebol dele. Acho que vai dar certo no Vasco.

Kleberson - Bom jogador. É inteligente, sabe jogar futebol, cruza bem, chuta bem, experiente e tem muito a agregar ao Vasco. Encaixaria muito bem no meio campo do Vasco, muito melhor que Romulo, Allan, etc

Juninho - Idolo da torcida do Vasco, tem muita identificação com o clube, mas com, 36 anos e jogando no poderoso futebol do Catar, acho que não vai agregar muito...

Gosto muito dele, principalmente depois da cena da final da Copa Mercosul, em que ele olha pra torcida e bate a mão no peito, mas acho que ele tá fazendo um cu doce do caramba...está nesse lenga lenga a mais de 2 anos. Se não vier, problema é dele, não acho que o Vasco perca muito se ele não vier.

Alecsandro -  Excelente centroavante. Bom jogador e goleador nato. Parece que nem ele, nem o Internacional aceitaram a proposta do Vasco.

Acho que o Vasco tem que ser mais criativo e ousado : Podia fazer uma proposta para o Keirrison que já declarou que o sonho dele era jogar no Vasco e está em má fase no Santos.

Ricardo Oliveira, André (ex-Santos), Nilmar, Luis Fabiano ou o Guilherme (ex-Cruzeiro) seriam outras boas opções para reforçar o ataque do Vasco.

Uma opção para o clube seria prestar atenção em jogadores brasileiros que foram para a Russia e Ucrânia, pois tem muitos jogadores bons por lá e não se adaptaram a esses países.

Jogar no Brasil, no Rio de Janeiro e com possibilidades de ser visto pelo Mano Menezes, valem muito mais do que o dinheiro que será ganho nesse países.

Um jogador que sempre achei muito bom de bola e poderia vir pro Vasco é o Gallardo ex-River Plate.  Acho ele um craque , tem 35 anos, joga no Nacional do Uruguai e seria um bom meio campo para comandar o time.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Performance do Vasco de 2004 pra cá no Campeonato Carioca



Desde que a Federação de Futebol do Rio de Janeiro mudou a fórmula de disputa do campeonato carioca em 2004, o Vasco não foi mais campeão carioca.

Assim resolvi analisar a performance do Vasco em relação aos outros times, para  ver se é coincidência ou em que ponto o Vasco está falhando.

Assim dos 14 turnos que já tivemos desde 2004 o Vasco foi o time que mais participou das semi finais com 10 participações em 14 possíveis.

O Ranking ficou assim :

VASCO10
FLAMENGO9
BOTAFOGO9
FLUMINENSE9
AMERICANO5
CABOFRIENSE4
VOLTA REDONDA3
AMÉRICA3
MADUREIRA2
RESENDE1
FRIBURGUENSE1

Total                                                        56

Ou seja de todos os turnos o Vasco não participou de 4 turnos : Taça  GB de 2005, 2006 e 2009 ( sendo que essa foi o turno que o Vasco perdeu 7 pontos numa falha gritante do jurídico do Vasco) e Taça Rio 2006.

2006 foi o pior ano do Vasco, pois não chegou na semi final de nenhum turno..

O grande obstáculo do Vasco nos estaduais é essa semi final de turno, pois em 10 participações o Vasco só conseguiu chegar na final de turno em 2 ocasiões, ganhando do Friburguense em 2004 e do Fluminense em 2010.

Nas demais vezes o Vasco perdeu 4 semi finais para o Flamengo, 2 para o Fluminense e 2 para o Botafogo.

Pra ilustrar bem essa situação, segue a comparação da taxa de sucesso dos 4 times grandes :

Botafogo - 8 finais de turno em 9 oportunidades     
(89% de aproveitamento)

Flamengo - 6 finais de turno em 9 oportunidades
 (67% de aproveitamento)

Fluminense - 4 finais de turno em 9 oportunidades
( 44% de aproveitamento)

Vasco - 2 finais de turno em 10 oportunidades
( 20% de aproveitamento)

Ou seja nas semi finais dos turnos, o Vasco é freguês do Flamengo e do Botafogo, não ganhando nenhuma jogo semi final, mostrando um retrospecto preocupante.

Nas finais de turno a performance do Vasco não é ruim pois ganhou um turno em 2 oportunidades.

Segue o ranking abaixo :

Botafogo - 6 vitórias de turno em 8 oportunidades      
(75% de aproveitamento)

Flamengo - 4 vitórias de turno em 6 oportunidades    
( 67% de aproveitamento)

Vasco - 1 vitória de turno em 2 oportunidades
(50% de aproveitamento)

Fluminense - 1 vitória de turno em 4 oportunidades
(25% de aproveitamento)

Já na decisão do estadual o Vasco tem 0% de aproveitamento.Segue  o ranking:

Flamengo 4 campeonatos em 4 decisões
( 100% aproveitamento)

Fluminense 1 campeonato em 1 decisão
( 100% aproveitamento)

Botafogo 1 campeonato em 4 decisões
( 25% de aproveitamento)

Vasco 0 campeonatos em 1 decisão
(0% de aproveitamento)

Essa fórmula é muito mais atraente e emocionante que as fórmulas antigas, mas parece que o Vasco não se adaptou até hoje a essa mudança.

Rezemos para que o Vasco se saia melhor na Taça Rio 2011 do que seu retrospecto recente.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Ronaldinho Gaucho



Como bom vascaíno também odeio a mulambada e sua Fla-press. Na quarta-feira resolvi ver a estréia do Ronaldinho Gaucho.

Na minha opinião o Ronaldinho Gaucho jogou mal. Pra quem estava parado até que ele se esforçou, mas se fosse qualquer outro jogador que estivesse estreando, diriam que a estréia dele foi desastrosa.

A falta que ele bateu , único lance de perigo dele no jogo inteiro, foi no meio do gol....Nem forte a cobrança foi...

Errou muitos passes e foi bem marcado pelo time do Nova Iguaçu.

No entanto ao ler o caderno de esportes do Globo, li a seguinte manchete " Delírio Completo".

Na boa.... quem delirou foi o editor de esportes do Globo... Ronaldinho encantou a todos ???!!! Caraca..realmente vi outro jogo...

A verdade é que a imprensa do Rio faz uma média ferrada com a mulambada, pois eles supõem que a maioria dos leitores devem ser flamengo ( Se bem que se fizerem um estudo, vão descobrir que a maioria que compra o jornal não é flamengo, pois a maioria deles não sabe ler).

O mais engraçado foi no final do jogo o Ronaldinho no meio do gramado agradecendo sozinho a torcida por 3 minutos, e imprensa falando que ele tava emocionado.

Quem conhece o mínimo de marketing, sabe que aquela foi a maneira criada pelos patrocinadores (Visa e Cielo) da marca aparecer sem cortes na TV e na mídia impressa, ou seja para justificar o investimento de R$ 900 mil desse jogo. ( 600 mil da Visa e 300 mil da Cielo).

Falar que ele tava emocionado é brincadeira! Se ele estivesse emocionado ele choraria, e pelo que vi não caiu uma lágrima sequer.


Comentários sobre o jogo Vasco 3 x 0 Americano



Eu particularmente gostei muito da estréia do Ricardo Gomes como técnico do Vasco. Ele é um líder nato, e seu jeito de trabalhar se assemelha muito a maneira do técnico Oswaldo de Oliveira.

Calmo, agregador, não gosta de aparecer. Acho que ele chegou na hora certa no Vasco para dar fim na crise do clube.

Tudo bem que o time precisa de uns 3 ou 4 jogadores de qualidade para que o time possa lutar por títulos, mas no jogo de ontem, o Vasco deu sinais que está evoluindo fisicamente, e se tiver um pouco de tranquilidade pra trabalhar, vai lutar de igual pra igual com qualquer time do Rio.

Gostei muito da atuação do Jefferson, o melhor em campo ontem. Acho ele um jogador diferenciado, de toque refinado, e se não tiver mais problemas físicos vai ajudar muito o time do Vasco esse ano.

O lateral Ramon melhorou muito também , pois está correndo mais, apesar de ainda dar muito espaços  para os atacantes que jogam do seu lado do campo.

Outro que melhorou também foi o Eder Luis, está participando mais do jogo, apesar de ter perdido um gol feito logo aos 2 minutos de jogo.

Agora pra mim Felipe não dá mais. Não é possivel um jogador que está a quase um ano no Vasco e não consegue entrar em forma. Futebol profissional pra ele não dá mais...Vai pro Catar, Showbol ou Retiro dos Artistas.

Outro que jogou mal também foi o Romulo. Errando muitos passes e marcando pouco, também achei que não fez uma grande partida. Mas ele pelo menos é novo e das categorias de base do Vasco...pode evoluir.

Já o Marcel chega em todas as bolas alçadas na área, mas não acerta pontaria. De repente o Ricardo Gomes poderia colocar ele na zaga ao lado do Dedé. Tempo de bola ele tem, o que ele não tem é pontaria.

Agora se esses boatos de contratação de reforços se concretizarem o Vasco vai se tornar um bom time senão vejamos :

Fernando Prass, Fagner, Dedé, Anderson Martins e Ramon. Eduardo Costa, Kleberson, Juninho e Leandro. Alecsandro e Eder Luis.

Dá pra brigar de igual pra igual com qualquer time do Brasil.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Plano Estratégico do Vasco


Para mim uma das soluções para que o Vasco volte a ser grande é investir nas categorias de base. Um sugestão de plano para as categorias de base seria a seguinte :

1) Criar 4 equipes de 3 pessoas com função de olheiro para selecionar jovens por todo o Brasil.

2) Cada equipe visitaria anualmente 10 cidades, fazendo uma peneira uma vez por mês, para selecionar garotos das divisões : sub-13, sub-15, sub-17 e sub-19.

3) As 40 cidades em que seriam realizadas as peneiras do Vasco são as 27 capitais, mais 13 cidades mais populosas do Brasil : Guarulhos, Campinas, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São Bernardo do Campo, Santo André, Osasco, Jaboatão dos Guararapes, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Contagem e Uberlândia.

4) Cada núcleo criaria um time de 20 garotos em cada categoria. ( 80 garotos por núcleo).

5) No mês de Dezembro os 4 núcleos se reuniriam num torneio entre as 4 categorias. Após o torneio, os núcleos se reuniriam para selecionar os melhores jogadores para as categorias de base do Vasco.

6) O mês de Janeiro seria de férias para os olheiros.

7) Criação de parcerias entre prefeituras , empresários de futebol e fundos de investimento especializados em futebol para financiar os custos desse projeto.

Acredito que esse projeto sairia muito mais barato que contratar jogadores de empresário, além de poder revelar jogadores que poderiam gerar receita pro clube.

Aproveitando as peneiras, o Vasco poderia divulgar e vender sua marca e seus produtos nessas 40 cidades, captando mais torcedores e gerando novas fontes de receitas para o clube.

Carlos Alberto



Saiu a notícia no site netvasco que o Carlos Alberto irá para o Grêmio. Eu particularmente sou fã dele e acho uma pena ele sair, pois bem ou mal ele é um talento desperdiçado.

 O Carlos Alberto com a camisa do Vasco teve duas fases distintas :

O Carlos Alberto de 2009 jogou muito, e foi muito importante para a volta do Vasco para a  Série A, liderando time e declarando seu amor ao Vasco.

Em compensação o Carlos Alberto de 2010 foi muito mal. Jogou muito pouco porque tava machucado ou porque estava suspenso.

A torcida do Vasco começou a questioná-lo, por não jogar, mesmo recebendo R$ 380 mil por mês.

A gota d´agua foi o bate boca com o Roberto Dinamite no jogo de quinta.  O presidente achou por bem mandar ele pra outro clube, pois o desgaste já estava grande.

O Carlos Alberto já tem um histórico de encrencas pelos clubes que passou : Corinthians, Werder Bremen, etc. Apesar do talento que possui,  nunca conseguiu se destacar pelos clubes que passou devido ao seu comportamento complicado.

Eu sempre tive a esperança que ele se conscientizasse do seu talento e pensasse somente em jogar futebol, pois ele tem apenas 27 anos. Mas agora depois da notícia publicada, o Carlos Alberto não me interessa mais, é passado para o Vasco.

Comentários sobre o jogo Vasco x Volta Redonda



Não tenho muito que comentar sobre o jogo de ontem, pois o time após o tsunami que varreu São Januário em Janeiro, os jogadores estão muito traumatizados, sem confiança nenhuma.

Pelo menos o Vasco não foi pressionado e tomou conta do jogo de ontem. Até saiu gol do Vasco, mas o Anderson Martins tava impedido.

Acho  que com a entrada do Ricardo Gomes o time vai melhorar muito, pois ele é um líder nato, um cara de diálogo,e é isso que o time está precisando : calma, treino e conversa.

Agora o que me impressionou foi o tal de Patric : CARACA com ele é ruim!!! É esse tipo de jogador que o Vasco revela? Anos e anos peneirando para chegar em diamantes como Patric, Allan e Romulo? Tem alguma coisa errada no processo de seleção do Vasco.

Na boa...acho que o olheiro do Vasco nas categorias de base é o Stevie Wonder, pois nunca vi o Vasco revelar tanta gente ruim na base...

Se não tem dinheiro pra comprar jogador, o jeito é revelar talentos. Basta ver o Santos pois até 2002 o clube vinha capengando direto...

Quase caiu em 1989 e só não caiu porque o Vasco ganhou do Sport no final do jogo, com gol de Tato rebaixando o Sport e salvando o Santos.

Estava a 18 anos sem ganhar título, e após o fracasso do time de estrelas que o Santos contratou ( Rincon e cia), o técnico Leão lançou a garotada da base : Robinho, Diego, Elano, Renato, Alex, etc

O time não só ganhou o Brasileiro de 2002, como rendeu aos cofres do Santos uma grana considerável, e desde então o time está sempre entre os melhores do Brasil, com foco na revelação de jogadores.

Essa é a saída do Vasco, um clube que já revelou Roberto, Romário, Mazinho, Geovani, etc tem que ter foco em revelar jogadores da base, pois além do investimento ser mais barato, esse jogadores tem mais identificação com o clube do que os jogadores de empresários, e pode gerar receita pro clube, algo importantíssimo para a grandeza do Vasco.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Retrospecto entre Vasco x Volta redonda



Vasco e Volta Redonda já jogaram 60 vezes com 41 vitórias do Vasco, 13 empates e 6 vitórias do Volta Redonda, com 115 gols a do Vasco e 38 gols do Volta Redonda.

O último jogo entre Vasco e Vota Redonda foi no dia 28/02/2010 : Vasco 2 x 1 Volta Rdonda com gols de Philipe Coutinho e Elton.

Vamos ver se hoje o Vasco volta aos trilhos jogando contra esse velho freguês.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Limpeza Étnica


Depois do desastre de quinta feira, o presidente do Vasco Roberto Dinamite fez uma faxina no time do Vasco, demitindo o técnico PC Gusmão, e afastando o Felipe e o Carlos Alberto.

Acho que ele não poderia ter feito outra coisa após tudo o que aconteceu no clube. O que vem acontecendo com o time do Vasco é um verdadeiro golpe de estado.

O que fico mais puto são os jogadores do Vasco desrespeitarem a instituição Vasco da Gama para prejudicar o PC Gusmão, pois ficou evidente que jogaram de má vontade.

É  a mesma coisa que se houvesse um  restaurante , na qual o cozinheiro chefe não se entende com seus subordinados, e os subordinados para tirarem o cozinheiro chefe, começam a errar os pedidos do restaurante, demorarem a preparar os pratos, jogarem cabelo na comida etc.

Quem sai prejudicado é o restaurante e seus clientes. Se o comando está ruim, seria mais fácil se os jogadores se reunissem e pedissem a saída do técnico do que fazer "corpo mole".

O PC Gusmão conseguiu tirar o Vasco da zona do Rebaixamento, mas alguma coisa deve ter acontecido no relacionamento dele com os jogadores do Vasco, pois o time do vasco degringolou durante o brasileirão, entregando 9 jogos no final do jogo, perdendo pontos que poderiam levar o clube a Libertadores.

Já li nos jornais que esse desconforto entre o técnico e os jogadores seria fruto de uma barração sem explicação do jogador Felipe Bastos que era titular da equipe. Após a barração alguns jogadores do Vasco teriam tomado as dores do Felipe Bastos.

O fato é que a barração do Felipe  e o possível desligamento dele do time do vasco pra mim é motivo de comemoração, pois a pelo menos 7 anos o Felipe é um ex-jogador.

Sua última grande performance em campo foi na semi final da Taça GB que ele desequilibrou o jogo para a mulambada contra o Vasco.

 Ele seria ideal para representar o Vasco no showbol, que não precisa correr, pois futebol profissional não dá mais pra ele..

Ainda mais quando ele adota essa postura blasé, tipo o Dodô , que não está nem ai pro jogo...

Como se estivesse entediado ao jogar bola...

Ganhando 300 mil mês, sem osso e sem gordura, ele tinha que estar se matando em campo, e não é o que acontece...
A última grande performance que eu me lembro do Felipe foi no Campeonato Carioca de 1999, Vasco 3 x 0 Fluminense , com gol dele, com um público de 126 mil pessoas no Maraca.

Segue o link do jogo abaixo no youtube:


Além disso se ele tivesse feito aquele gol contra o Real Madrid em 1998 na final do mundial, eu certamente seria 20% mais feliz da vida.

Respeito muito o passado do Felipe como jogador, mas infelizmente ele não está jogando bem e o melhor a fazer e rescindir o contrato dele.

Já com relação ao Carlos Alberto é uma pena, pois ele é um excelente jogador, e se tivesse cabeça no lugar ele seria nome certo na seleção brasileira. Mas um talento desperdiçado do futebol brasileiro por causa de falta de bom senso e juízo.