domingo, 1 de maio de 2011

Começar de novo




Após mais essa tragédia para a nação vascaína nesse 1º de Maio de 2011, cheguei algumas conclusões :

1) O time do Vasco precisa mais do que nunca de um trabalho psicológico, pois esse jejum de títulos  deixa o time com um peso nas costas, jogando sem confiança e sem fluidez no seu toque de bola.

2) Precisamos urgentemente de um goleiro que imponha respeito. Fernando Prass é um bom goleiro, mas não impõe respeito. Desde que entrou no Vasco em 2009 o Fernando Prass defendeu um penalti contra o Atlético-PR e....só! Muito pouco para o time que já teve Jaguaré, Barbosa, Andrada, Acácio, Carlos Germano, Helton e Fábio. Tem que aproveitar que o Helton quer voltar ao Brasil para contratá-lo para o Brasileirão desse ano.

3) O time precisa treinar muito penaltis, pois desde que a fórmula de disputa do Campeonato Carioca foi alterada em 2004, não ganhamos mais. Treinar penalti é muito importante pois vemos que todo ano tem disputa de penaltis nas semifinais e finais do estadual . Não treinar penaltis é não querer ser campeão.

 Na transmissão do jogo, o Diego Souza disse que o Vasco foi bem no treinamento de cobranças de penaltis.  Agora treinar com treinar com o Fernando Prass também não dá! Até eu  vou converter todos, pois ele sempre pula antes, pro mesmo lado e ocupa menos de meio metro quadrado do gol no lado direito. Pulando assim, não vai pegar nenhum penalti. Ele lembra muito o Clemer em cobrança de penaltis.

4) O time precisa urgentemente treinar chutes a gol, pois num jogo truncado e amarrado como essa final de Taça Rio, não pode desperdiçar chances de gol com a do Eder Luis e do Diego Souza.

5) Só chegando em várias finais, vamos voltar a criar o hábito de decidir títulos e ser campeão. É doloroso chegar em finais e perder, mas em 2000 o Vasco perdeu três finais ( Mundial, Rio-São Paulo e Carioca) antes de ser campeão Brasileiro e da Mercosul. Tem que chegar nas finais para ser campeão, mesmo correndo o risco de perder, tem que se criar o hábito de disputar finais e perder esse medo.

6) Não é porque o Vasco perdeu nos penaltis que o time é uma merda. O Ricardo Gomes deu um padrão pro time, acertou a defesa e se o time ganhar conjunto, o time vai ser um dos melhores do Brasil. Finalmente agora temos um time.

7) O foco agora tem que ser a Copa do Brasil : Estamos nas quartas-de-final e faltam apenas 6 jogos para o título, e podemos dar o troco dessa final de Taça Rio daqui um mês na final da Copa do Brasil. ( dia 01 e 08 de Junho)

8) Temos que contratar um novo pai de santo no lugar do Pai Santana. Desde que ele adoeceu, estamos passando um momento de privação. Nessas horas temos que apelar para tudo e para todos.

9) Temos que jogar, mais e mais vezes contra o Flamengo até perdermos esse medo de jogar contra a mulambada. Ninguém cita, mas em 2000 na final da Taça Guanabara, metemos uma goleada histórica de 5 x 1 neles com facilidade.  Não é nenhum bicho de 7 cabeças jogar contra eles, tem que ter tranquilidade e calma. Não adianta jogar afoito e respeitando muito...tem que partir para cima!

10) A torcida do Vasco tem que entender que torcida ganha jogo sim. Não adianta ir a jogo e ficar reclamando e cobrando títulos que esses jogadores não perderam no passado. É outro time, são outros tempos...

Só vá ao estádio para incentivar e apoiar o time o tempo todo, caso contrário fique em casa. Ontem na transmissão do jogo a torcida do Vasco na hora dos penaltis se encolheu e se amedrontou antes das cobranças...o time sentiu a falta de incentivo e deu no que deu...

A hora agora é de aprendizado, de levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima . Reconhecer os erros que o time cometeu e tentar não repeti-los mais, pois só assim teremos condições de encerrar essa longa noite que se abate sobre o Gigante da Colina.





Nenhum comentário:

Postar um comentário