
Confesso que esses 10 dias de janeiro foram os mais tristes para mim como torcedor do vasco. Nem o rebaixamento em 2008 me deixou tão desiludido e sem esperança com relação ao futuro do clube. O Vasco entrou num processo de "botafoganização" e indo a passos largos para um processo de "americanização".
É inacreditável que um time centenário como o Vasco, que tem a história mais bonita do futebol brasileiro, que abriu as suas portas para os negros, os pobres e os indivíduos das classes mais baixas, que em 1927 construiu o maior estádio do Brasil na época apenas com a contribuição de sua torcida, se encontre nessa situação.
A atual diretoria recebeu uma herança maldita da administração Eurico Miranda, que não só endividou o clube com seu "projeto olímpico", mas também perdeu muito espaço na mídia graças a briga do Eurico com a Rede Globo. O rebaixamento em 2008, foi perfeitamente compreensível, fruto desse "brilhante" trabalho do Eurico.
Em 2009 o orgulho do Vasco começou a ser reconstruído, a torcida encheu os estádios, colocando em jogos da segunda divisão cerca 80 mil pessoas no Maracanã., e voltou em grande estilo para a primeira divisão do campeonato brasileiro.
A torcida se encheu de esperança de que o Vasco voltaria para o seu lugar entre os grandes clubes do país.
Mas infelizmente nestes quase 3 anos da administração Roberto Dinamite, a atual diretoria fez algumas lambanças que mostraram que falta a eles uma certa experiência.
Entre os fatos marcantes aconteceu em 2009 quando o Vasco chegou a perder 7 pontos na Taça Guanabara de 2009, porque sua diretoria jurídica foi "surpreendida" com o fato da inscrição do jogador Jefferson estar irregular.
Outra lambança da diretoria do Vasco foi a não renovação do contrato do Dorival Junior, pois alegou que ele estava pedindo alto; Não tem dinheiro para pagar o Dorival, mas para pagar salários altos para Felipe e Carlos Alberto a diretoria tem. Sinceramente não consigo entender...
Agora em 2011 vários jogadores como o Dedé não foram inscritos por morosidade e lerdeza da diretoria do Vasco.
Além disso, o Vasco não aprendeu com os erros dos outros clubes como a mulambada que tinha um patrocínio ótimo da Petrobras, mas que como a Petrobras é uma empresa estatal, o clube teria que apresentar uma certidão negativa de débitos, e como não apresentava a CND tinha os pagamentos retidos.
O Vasco conseguiu um patrocínio da Eletrobras mas volta e meia tem seus pagamentos bloqueados. Acho que valeria a pena rever os patrocinos do clube, pois não adianta ser excelente contrato se não recebe.
Sou fã incondicional do Roberto Dinamite, alías sou vascaíno por causa dele, pois não tenho nenhum parente vascaíno que teria me influenciado. Acredito que ninguém ame mais o Vasco do que ele, mas imfelizmente ele não está emplacando como dirigente do clube, e acho que ele não deverá ser reeleito em Julho, pois ainda não criou maneiras de contornar as dívidas do clube..
O Vasco tem uma torcida enorme espalhada pelo Brasil inteiro. Você vai em Minas , Região Norte, no Nordeste, Espirito Santo, Santa Catarina, e você vê milhares de torcedores do Vasco. O Clube tem duas armas poderosas para se viabilizar financeiramente : o número de torcedores e espaço na mídia.
Dívidas todo clube brasileiro tem. O que a diretoria do Vasco tem que fazer é sentar à mesa com todos os seus credores e renegociar seus débitos : ou pedindo descontos para quitar a dívida ou refinanciando a dívida por prazos mais longo.
Saídas existem, basta ter vontade e criatividade para resolver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário